Capital de giro – Entenda o que é.

O capital de giro é um dos conceitos financeiros mais difíceis de entender para o pequeno empresário. Na verdade, o termo significa muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes. Por definição, capital de giro é o valor pelo qual os ativos circulantes excedem o passivo circulante.

No entanto, se você simplesmente executar esse cálculo a cada período para tentar analisar o capital de giro, não conseguirá realizar muito para descobrir quais são suas necessidades de capital de giro e como atendê-las.

Uma ferramenta útil para o proprietário de pequenas empresas é o ciclo operacional. O ciclo operacional analisa os ciclos de contas a receber, estoques e contas a pagar em termos de dias. Em outras palavras, contas a receber são analisadas pelo número médio de dias necessários para coletar uma conta.

O inventário é analisado pelo número médio de dias necessários para entregar a venda de um produto (do ponto em que ele chega até o
ponto em que é convertido em dinheiro ou em uma conta a receber). As contas a pagar são analisadas pelo número médio de dias necessários para pagar uma fatura do fornecedor.

A maioria das empresas não pode financiar o ciclo operacional (dias de contas a receber + dias de estoque) somente com financiamento
de contas a pagar.

NÃO CORRA RISCOS! SAIBA COMO ABRIR UMA EMPRESA E TRABALHAR NA FORMALIDADE

Consequentemente, é necessário financiamento de capital de giro. Este déficit é normalmente coberto pelos lucros líquidos gerados internamente ou por fundos externos emprestados ou por uma combinação dos dois.

A maioria das empresas precisa de capital de giro de curto prazo em algum momento de suas operações. Por exemplo, os varejistas precisam encontrar capital de giro para financiar o acúmulo sazonal de estoque entre setembro e novembro para as vendas de Natal.

Mas, mesmo um negócio que não é sazonal ocasionalmente experimenta os meses de pico quando os pedidos são excepcionalmente altos. Isso cria uma necessidade de capital de giro para financiar o estoque resultante e o acúmulo de contas a receber.

Algumas pequenas empresas têm reservas de caixa suficientes para financiar necessidades de capital de giro sazonais.

No entanto, isso é muito raro para um novo negócio. Se o seu novo empreendimento tiver necessidade de capital de giro de curto prazo
durante seus primeiros anos de operação, você terá várias fontes potenciais de financiamento.

O importante é planejar com antecedência. Se você for pego de surpresa, você pode perder o grande pedido que poderia feito o seu
negócio decolar.

Caso deseja abrir ou migrar sua empresa preencha o formulário: https://valorizacont.com.br/quero-abrir-minha-empresa/

Deixe um comentário

WhatsApp chat (11) 94474-1151