Não corra riscos! Saiba como Abrir uma Empresa e Trabalhar na Formalidade

O principal motivo querer abrir um negócio próprio é a conquista da tal sonhada independência financeira e mudar o estilo de vida, conseqüentemente. Antes de começar seu empreendimento, o ideal é que o empreendedor entenda do mercado em que se deseja adentrar, além de seus riscos. Em muitos dos casos, o difícil não é abrir a própria empresa, mas sim, mantê-la e a um nível competitivo, em comparação aos concorrentes. Porém, nem todos estão preparados.

Em razão disso, seguem abaixo algumas para te auxiliar em seu negócio.

O empreendedor:

 O ideal é que o empreendedor entenda do mercado em que se deseja adentrar, alem de seus riscos. É importante que o futuro empreendedor possua certos conhecimentos e que o auxilie na administração do negócio, para diminuir os riscos, conseqüentemente. O perfil de um empreendedor tem algumas características, como: saber liderar, negociar, delegar funções.

O colaborador precisa estar motivado, pois dessa forma renderá mais para a empresa. Saber ouvir, também faz parte da característica do perfil empreendedor.

O mercado:

 É de suma importância o conhecimento do mercado em que você tem a intenção de entrar. Entender o seu funcionamento, incluindo as vantagens e os riscos, é um dos diferenciais entre o sucesso e o fracasso. Identificar o persona é essencial.

Saber o que o seu público busca e onde ele se encontra, te ajudará a criar uma estratégia eficaz.

O Plano de Negócio: 

Saber elaborar um bom plano, traçando as metas e visão da empresa, minimizarão os riscos. O empreendedor precisa ter um planejamento financeiro, estratégico, um bom fluxo de caixa e ter uma previsão nas vendas.

Ter destacado no plano o funcionamento do mercado em que vai atuar, juntamente com os produtos ou serviços ofertados, além do quanto que tem disponibilidade para investir é essencial para não exceder nos gastos.

As metas:

 Definir os objetivos a curto e longo prazo irá auxiliar na diminuição dos riscos no negócio. Algumas das perguntas essenciais são: “o que eu almejo?” e “onde eu quero chegar?”.

As ideias devem estar destacadas no papel, fazendo com que sempre se lembre de suas metas.

NÃO CORRA RISCOS! SAIBA COMO ABRIR UMA EMPRESA E TRABALHAR NA FORMALIDADE

O lucro:

 Sendo um dos principais pilares para qualquer tipo de negócio, o lucro deve ser analisado com bastante critério, pois através dele é que se poderão mensurar os resultados de qualquer área de atuação. Em definição, o lucro representa o que foi ganho ao final da subtração do cálculo total que a empresa recebeu com os gastos que a mesma obteve. Em outras palavras, é o retorno recebido pela empresa, após seus investimentos. Por exemplo: uma loja de roupas saberá se seu negócio está sendo vantajoso através de sua lucratividade.

Fluxo de Caixa:

Conhecer o lucro mensal e anual de sua empresa é essencial. Saber como ele é utilizado em seu negócio, também. Para isso, é necessário compreender o fluxo de caixa, mas o que seria isso? É o que você investe na empresa após a constatação dos lucros. Em outras palavras, é o que pode ser utilizado dentro dela e o que pode ser retirado para as despesas da mesma.

Ter um Fundo de Reserva:

Sabe aquele dinheiro que você deixava guardado no cofrinho, quando criança, para ser utilizado quando estivesse cheio e de acordo com a sua necessidade e desejo? Pois é, o raciocínio é bem semelhante. A diferença é que esse dinheiro guardado é para ser utilizado quando há a necessidade. Geralmente, esse fundo de reserva é usado quando a empresa não está rendendo como o esperado e precisa arcar com as despesas, fazendo também render o fluxo de caixa.

Os concorrentes:

 Conheça os seus concorrentes com detalhes, buscando obter o maior número de informações possíveis. Identificar os pontos fortes e fracos, os clientes, o tipo de serviço ou produto oferecido por eles também é um diferencial. Pois através dessas informações, você saberá criar estratégias mais eficazes.

Aprender com os erros dos outros:

 Focar no produto ou serviço e esquecer-se do cliente é um erro bastante comum, por mais absurdo que isso possa parecer. Para evitar cometer esses erros, o importante é buscar ações de marketing eficazes e que as mesmas não se resumam à venda. O principal foco deve ser o cliente, tendo a preocupação em atender as suas necessidades.

O registro:

Para trabalhar na legalidade, é necessário o registro de sua empresa, criando o seu CNPJ. Recomenda-se a procura de uma consultoria e assessoria jurídica, pois ela te ajudará nesse processo.

 

Siga as dicas:

 Através de um plano negócio bem elaborado e um estudo adequado do mercado em que deseja atuar, será essencial para o sucesso de seu negócio.

Gostou? Então nos vemos no próximo!

Caso deseja abrir ou migrar sua empresa preencha o formulário

captcha

Comentários fechados

WhatsApp chat (11) 94474-1151