Dicas Práticas de Como Manter sua Empresa Saudável

Para muitos, manter uma empresa saudável é quando a mesma possui lucros altos, tornando-a referência para as concorrentes, em seu segmento. Mas não se engane, são diversos os fatores para que ela seja considerada saudável, dentre eles: ser considerada, pelos funcionários e demais colabores, um ótimo local para se trabalhar.

Ambiente saudável:

 O local de trabalho deve ser um ambiente harmônico, onde todos se entendam e trabalhem em perfeita sintonia. Independentemente de sua função na empresa, é importante saber que cada setor depende do outro, pois todos buscam o mesmo objetivo: o sucesso. Um espaço, onde o colaborador tenha uma qualidade de vida no trabalho, também o estimulará a produzir melhor. Dessa forma, a empresa é quem ganha.

O local de trabalho:

 Uma boa parte do dia, o funcionário está no local trabalho, em torno de 6 à 8h. Então, é de fundamental importância que o mesmo seja aconchegante, seguro e confortável. O colaborador precisa se sentir confortável, pois a maioria passa o dia na empresa, sem ter tempo de descansar em casa e depois retornar.

Tendo isso em vista, é importante que a empresa tenha um local para ele fazer suas refeições e até para descasar após o almoço, por exemplo. Existem empresas que proporcionam para os seus funcionários, um horário para descanso, incentivando até mesmo a pratica da ginástica laboral. E funcionário que se sente valorizado, tende a render muito mais do que um colaborador de uma empresa “comum”, digamos assim.

Preze pelo bom relacionamento:

 O trabalhador que exerce sua função com satisfação e vontade é porque ele tem orgulho pelo local em que trabalha. É essencial que o funcionário tenha uma boa relação com o seu chefe e demais colegas de trabalho.

O gestor deve conhecer cada colaborador que compõe sua empresa. Dessa forma, ele conseguirá identificar onde o mesmo poderá render melhor. Em muito dos casos, o colaborador desempenha uma função e se acomoda nela, deixando de render mais em prol da empresa. Mas o trabalhador que é estimulado e valorizado tende a ser proativo em suas funções.

Ter diálogo entre todos os que compõem a empresa ajudará no bom relacionamento entre todos.

DICAS PRÁTICAS DE COMO MANTER SUA EMPRESA SAUDÁVEL

 

Siga as leis de trabalho:

Quem já ouviu falar em processo trabalhista? E por que isso acontece? O trabalhador insatisfeito tende a ser uma “dor de cabeça” para o gestor. Pois ele não trabalha com vontade, apenas para cumprir a carga horária e ter o seu salário. Mas quando a situação se agrava, ao ponto de ter que acionar a justiça, quem tende a perder é o empregador.

Isso ocorre porque ele não seguiu as leis trabalhistas, explorando ou não pagando todos os direitos que a lei assegura para o colaborador. A situação mais comum é o desvio de função, no qual o empregado tem em sua carteira de trabalho uma função, mas na pratica já desempenha outra ou outras.

Capacite seus colaboradores:

 Como já foi dito, é importante que o colaborador sinta-se valorizado pata que o mesmo desempenhe bem as suas funções. Mas ao promover o colaborador, é importante saber se o mesmo desempenhará a função da maneira correta.

Se o funcionário tiver conhecimento para desempenhá-la, o empregador não terá problemas. Porém, quando o colaborador não possui as aptidões necessárias para corresponder a “promoção”, o prejuízo é para a empresa. Para evitar isso, é indispensável que o empregado seja capacitado. E caso o mesmo não seja, cabe ao gestor capacitá-lo.

O feedback

 O retorno dado ao colaborador, quanto a maneira em que o mesmo está desempenhando a sua função, é de suma importância. Pois ele se sentirá estimulado e orientado.

 A conseqüência disso é um maior rendimento por parte do colaborador ao final do dia, além de que um erro poderá ser identificado imediatamente, tendo tempo suficiente para corrigi-lo.

Gostou? Então não perca nossas dicas.

Caso deseja abrir ou migrar sua empresa preencha o formulário

captcha

Comentários fechados

WhatsApp chat (11) 94474-1151